TPM - Dicas de como lidar com ela

A síndrome ou tensão pré-menstrual, a famosa TPM, é um distúrbio crônico que ocorre na segunda fase do ciclo e desaparece logo após o início da menstruação. É uma doença extremamente prevalente, podendo apresentar-se de formas bastante variadas. Estima-se que 90% das mulheres apresentam algum sintoma durante o período pré-menstrual, sendo que destas, metade cursa com a síndrome propriamente dita. Os sintomas podem ser físicos (cólica, edema, enxaqueca, dor mamária, náusea, alteração de apetite), psicológicos (ansiedade, depressão, alteração de sono e/ou memória) ou ambos. Nos casos com sintomatologia mais importante, é essencial excluir outras causas como as alterações tireoidianas, doenças mamárias, distúrbios gastrointestinais, e doenças psiquiátricas.

A causa da doença é desconhecida, mas é consenso que esteja associada à ciclicidade dos hormônios ovarianos. O manejo da doença deve incluir medidas comportamentais associadas ao tratamento medicamentoso, quando este for necessário. Abaixo, descrevemos algumas medidas iniciais no manejo da TPM:

Alimentação equilibrada

Recomenda-se ingesta de dieta equilibrada, com baixa ingestão de gorduras saturadas. Deve-se ainda evitar a ingesta exagerada de sal e açúcar, que podem piorar a retenção de líquidos e consequentemente o edema e o desconforto abdominal. Pacientes com queixa de alterações de humor, insônia e ansiedade também devem evitar substâncias estimulantes como o café, chocolate, chá e refrigerantes.  Lembrando que o álcool também pode agravar os sintomas psicológicos.

Exercícios físicos e outras medidas comportamentais

A realização de atividade física eleva os níveis séricos de endorfina, com melhora do humor e sintomas psicológicos em geral. Da mesma forma, a cessação do tabagismo, a melhora na qualidade do sono e a redução do estresse, também estão associadas com a melhora dos sintomas.

Vitaminas e medicina alternativa

Alguns estudos têm demonstrado efeito benéfico do uso de complementos vitamínicos como a vitamina B6 e o cálcio na melhora dos sintomas da TPM. Da mesma forma, estudo recente demonstrou efeito positivo da acupuntura na melhora dos sintomas.

Além dessas medidas iniciais, o tratamento pode ser realizado através do uso de medicamentos como as pílulas anticoncepcionais, os diuréticos e os antidepressivos (inibidores seletivos da receptação da serotonina). Lembrando que, a síndrome pré-menstrual é uma doença de apresentação variada, e que o tratamento deve ser sempre individualizado pelo Ginecologista.