Dermatologia
Urticária
Vergões vermelhos e inchados que surgem repentinamente em várias extensões da pele ou de forma isolada são chamados de urticas pelos dermatologistas e caracterizam o primeiro sinal da

Urticária

- uma reação alérgica provocada por agentes internos e/ou externos, com episódios agudos ou crônicos que variam em sua intensidade e duração.

Entre os principais fatores desencadeantes da urticária estão: alérgenos alimentares como ovos, peixe, nozes, amendoim ou frutos do mar; uso de medicamentos como antibióticos, analgésicos, anti-inflamatórios; infecções por bactérias, fungos ou vírus, picadas de insetos, contato com látex, pólen, pelos de animais ou outros alérgenos; fatores climáticos e ambientais; estresse ou desequilíbrios emocionais; doenças autoimunes, hepáticas, endócrinas, reumatológicas ou oncológicas.

Quando o organismo detecta quaisquer agentes alérgenos, inicia-se a liberação de histamina junto a outras substâncias químicas que geram a coceira intensa, o inchaço e as lesões avermelhadas. Em alguns casos, o paciente que busca pelo

tratamento da Urticária

também experimenta a sensação de ardor e queimação.

A Clínica Lividi compreende que essa reação alérgica causa imenso desconforto ao paciente e por isso oferece um atendimento dermatológico voltado para um diagnóstico pontual do tipo e grau da urticária, baseando-se no tempo de duração, a intensidade e frequência dos episódios. Essa precisão no atendimento é resultado do excelente trabalho da Dr. Damaris Ortolan e sua equipe, que por sua vez já prescreveu tratamentos eficazes para a urticária aguda e crônica.
Dra. Damaris Ortolan
Médica formada pela Faculdade de Medicina da USP. Fez residência médica em Dermatologia e Complementação Especializada em Cosmiatria no Departamento de ...
Para cada paciente que busca por um

Dermatologia para Urticária

, é feito um estudo de caso individualizado, conforme seu histórico médico e suas particularidades de rotina tais como: alimentação, locais por onde passa, contato com animais, tecidos que costuma utilizar, entre outros detalhes que possam auxiliar na identificação dos possíveis alérgenos que desencadearam a reação.

Com a decisão diagnóstica já concretizada, o dermatologista da Lividi indicará o melhor tratamento, de acordo com o agente e o grau da reação. Quase sempre é necessário fazer uso de um antialérgico e afastar-se da substância que causou a urticária.

E lembre-se: a automedicação é um grande risco à saúde. Somente um médico poderá prescrever o medicamento mais adequado para o seu caso, a dosagem correta e a duração do tratamento. Portanto, entre em contato com a Clínica Lividi para marcar sua consulta com um dermatologista para urticária e inicie imediatamente o tratamento.

OUTRAS ÁREAS EM DERMATOLOGIA