Dermatologia
Vitiligo
A perda de melanina em determinadas áreas da pele caracteriza uma doença dermatológica definida como

Vitiligo

. Nas regiões afetadas pela doença, a pele adquire total descoloração, criando manchas brancas localizadas que podem progredir para outras áreas ou estacionar em seu formato e extensão. Por isso, é comum que os pacientes acometidos procurem por um

Dermatologista especialista em Vitiligo

assim que percebem os primeiros sintomas da doença.

As causas do vitiligo ainda são desconhecidas pela literatura médica, embora já seja comprovado que há uma associação entre a doença e os fenômenos autoimunes – ou seja, quando ocorre uma falha no sistema imunológico e este inicia um ataque a si mesmo. No vitiligo, especificamente, ocorre o ataque do organismo aos melanócitos, cessando a produção de melanina. Em vários casos, os fatores psicoemocionais também se apresentam como desencadeadores e/ou agravadores da doença.

A doença pode acometer homens, mulheres e até crianças, de diferentes idades e raças, sem comprometimento da saúde física, mas com considerável perda da autoestima já que as manchas afetam drasticamente a estética dermatológica. Portanto, em grande parte dos casos, o

tratamento do vitiligo

deve estar associado a um acompanhamento psicológico.

Com o suporte individualizado da Clínica Lividi, os pacientes que buscam pelo tratamento conseguem obter um diagnóstico de alta exatidão, consultando com uma equipe de dermatologistas coordenada pela Dr. Damaris Ortolan.
Dra. Damaris Ortolan
Médica formada pela Faculdade de Medicina da USP. Fez residência médica em Dermatologia e Complementação Especializada em Cosmiatria no Departamento de ...
O (a) dermatologista da Lividi que ficará responsável pelo caso solicitará análises sanguíneas e fará um estudo imunológico para verificar se não há a presença de outros fenômenos autoimunes associados.

Com o diagnóstico efetivado, será indicada a melhor opção terapêutica para tratar as consequências estéticas do Vitiligo. Entre os possíveis tratamentos estão: os medicamentos que induzem a repigmentação nas áreas onde não há mais a produção de melanina; fototerapia; as técnicas cirúrgicas e o transplante de melanócitos. É importante frisar que tais procedimentos só podem ser recomendados por um médico e que a automedicação gera efeitos negativos à saúde.

Entre em contato com a Clínica Lividi e marque já sua consulta. Você será atendido de forma personalizada e no horário de sua preferência, no bairro de Perdizes, em São Paulo.

OUTRAS ÁREAS EM DERMATOLOGIA