Dermatologia
Dermatite de Contato
O estado de vermelhidão, coceira e ardor na pele - com ou sem o surgimento de bolhas - é chamado em âmbito clínico de Dermatite ou Eczema. Trata-se de uma inflamação na pele resultante de uma resposta irritativa ou alérgica ao contato de um agente químico, físico ou biológico.

Na

Dermatite de Contato

caracterizada por uma irritação, o paciente experimenta os sintomas após expor a pele a substâncias ácidas ou alcalinas, tais como: solventes, detergentes, sabonetes ou outros produtos químicos. Nesse caso, as lesões abrangem somente o local onde houve proximidade com a substância. Já na dermatite alérgica, os sintomas podem surgir depois de vários meses ou até anos do contato com um produto que é usado frequentemente - esmaltes, pomadas, cremes hidratantes e perfumes, por exemplo. Diferente do quadro irritativo, a dermatite alérgica pode estender-se além do local no qual houve o contato, atingindo outras áreas da pele.

O problema pode ter origem em ambientes domésticos, na rua – com agentes químicos carregados pelo ar –, em áreas de lazer ou no trabalho. Também é comum que o agente irritativo ou alergênico seja o tecido de roupas, lençóis, toalhas e fronhas; plantas e flores; tintas de parede; cimentos e graxas; óleos; bijuterias e relógios; entre outros produtos.
Dra. Damaris Ortolan
Médica formada pela Faculdade de Medicina da USP. Fez residência médica em Dermatologia e Complementação Especializada em Cosmiatria no Departamento de ...
Para os pacientes que buscam por pelo

tratamento da Dermatite de Contato

, a Clínica Lividi dispõe de um corpo clínico com dermatologistas altamente capacitados para diagnosticar e tratar o problema, com base em testes de contato realizados em locais que serão indicados pela equipe.

Ao descobrir o agente irritativo ou alérgeno, será indicado um tratamento eficaz com pomadas, medicações orais e/ou injetáveis que controlam a inflamação. Também serão dadas as devidas orientações para evitar futuras ocorrências de dermatite, a partir da aferição dos ambientes frequentados pelo paciente ao longo da rotina e dos produtos utilizados.

Ligue, envie um e-mail ou mande uma mensagem à Clínica Lividi e agende sua consulta particular no bairro de Perdizes, em São Paulo.

OUTRAS ÁREAS EM DERMATOLOGIA