Dermatologia
Dermatite Atópica
Algumas crianças sentem repentinamente uma mudança incômoda e irritativa na pele, com o surgimento de lesões avermelhadas que coçam e, em vários casos, ardem e incham intensamente. Trata-se da

Dermatite Atópica

, uma reação que pode estar associada a quadros de asma, conjuntivite e rinite. Em alguns casos, também pode estar associada a fatores externos como alimentos; ácaros, pólen e alérgenos carregados pelo ar; bactérias e fungos; contato com agentes químicos, sintéticos e minerais; clima frio e seco; excesso de calor; estresse emocional.

A Dermatite Atópica é crônica, com sua incidência ocorrendo logo no primeiro ano de vida e, na maioria das vezes, há o desaparecimento dos episódios antes da adolescência. A presença de dermatite em familiares próximos é constatada em muitos casos, confirmando que a hereditariedade é um aspecto determinante da doença.

As lesões podem surgir na face de bebês ou nas áreas das dobras dos cotovelos e joelhos, face, pescoço, tronco e membros em crianças de até 12 anos. Como regra geral, a pele dos portadores de Dermatite Atópica tende a ficar ressecada e mais suscetível à descamação devido à intensa perda de água provocada pela doença.
Dra. Damaris Ortolan
Médica formada pela Faculdade de Medicina da USP. Fez residência médica em Dermatologia e Complementação Especializada em Cosmiatria no Departamento de ...
A Clínica Lividi tem a missão de devolver o bem-estar e a saúde dermatológica das crianças com o

tratamento da Dermatite Atópica

. Com o auxílio de uma equipe médica coordenada pela Dr. Damaris Ortolan - dermatologista graduada pela USP e especializada pelo Hospital das Clínicas -, é possível iniciar um tratamento para aliviar os sintomas irritativos no pequeno, além de criar um "roteiro" dermatológico com medidas de prevenção a novos episódios.

Após a avaliação clínica, o (a) dermatologista da Lividi indicará o medicamento tópico e/ou oral mais adequado para controlar a reação, bem como, as ações essenciais para manter a saúde da pele de seu pequeno.

Entre em contato com a Clínica Lividi e agende sua consulta para o diagnóstico e tratamento da Dermatite Atópica. Atendimento de maneira individualizada por um a equipe sempre disposta a esclarecer suas dúvidas, em um ambiente moderno e bem localizado em São Paulo.

OUTRAS ÁREAS EM DERMATOLOGIA