Dermatologia
Dermatite de Fraldas
Alguns pais notam um aspecto preocupante em seus bebês quando retiram a fralda para higienizá-los: uma intensa assadura ocupando as regiões íntimas e, em alguns casos, a vermelhidão se estende por todo o bumbum do pequeno ou pequena. Tal condição dermatológica é chamada de

Dermatite de fralda

e é causada por uma reação ao contato com as fezes e urina ou com resíduos químicos deixados por lenços umedecidos e sabonetes, por exemplo.

A Dermatite de fralda manifesta-se geralmente em bebês com idade entre 6 e 9 meses, embora possa ocorrer mais precoce ou tardiamente. O contato prolongado da pele com as fezes e a urina provoca um desequilíbrio no pH da região, tornando-a mais propensa à irritação e à proliferação do fungo candida albicans, um agente infeccioso que pode agravar o quadro.

Além da pele visivelmente vermelha, o bebê pode apresentar pouca disposição em sua rotina e choro constante durante os banhos ou higienização da área, devido ao ardor. Por isso, é fundamental buscar por um

tratamento da Dermatite

de fralda ao primeiro sinal de irritação e vermelhidão nas regiões íntimas do seu bebê.

Na Clínica Lividi você conta com uma equipe médica coordenada pela Dr. Damaris Ortolan - dermatologista e especialista em cosmiatria pela USP. O dermatologista escolhido para diagnosticar a Dermatite de fralda indicará o melhor tratamento para o caso, considerando os fatores que desencadearam o problema e o grau de sensibilidade da pele. O exame clínico é feito com base nos sintomas, histórico médico e de produtos químicos e tecidos utilizados na rotina do bebê.
Dra. Damaris Ortolan
Médica formada pela Faculdade de Medicina da USP. Fez residência médica em Dermatologia e Complementação Especializada em Cosmiatria no Departamento de ...
Felizmente, a Dermatite de fralda responde de forma positiva a terapias tópicas com pomadas de óxido de zinco, calêndula, petrolato ou, em casos de irritação provocada por fungos ou bactérias, a medicamentos antifúngicos e antibióticos. Entretanto, é importante destacar que somente um dermatologista poderá fazer a correta indicação do tratamento e que a automedicação pode provocar maiores danos à pele do bebê.

Além da intervenção terapêutica, o (a) dermatologista da Lividi esclarecerá sobre as medidas essenciais para prevenir a recorrência do problema - tempo máximo para a troca das fraldas, utilização diária de pomadas e melhores maneiras de higienizar e secar a pele do bebê, por exemplo. Tudo isso, em uma abordagem humanizada que respeita particularidades dos pais e seu filho (a).

Entre em contato conosco e agende sua consulta na Clínica localizada no bairro de Perdizes, em São Paulo.

OUTRAS ÁREAS EM DERMATOLOGIA