Dermatologia
Molusco Contagioso
O surgimento de nódulos que podem se assemelhar a verrugas pode ser uma afecção dermatológica chamada de

molusco contagioso

, que atinge predominantemente crianças, especialmente aquelas com um histórico de dermatite atópica. A doença é causada por um vírus da família "poxvírus" que, além das lesões em várias partes do corpo, provoca coceira e irritação quando estão inflamadas.

O ato de coçar acaba sendo algo impulsivo e quase incontrolável para as crianças. E, uma vez que o vírus é contagioso, a coçadura resulta em um alastramento das lesões para outras regiões da pele, aumentando o número de áreas afetadas. O molusco contagioso também se espalha por meio de roupas contaminadas, toalhas, brinquedos e utensílios, por isso, é comum que a doença surja quase ao mesmo tempo em irmãos ou primos que convivem diariamente.

É importante que, ao primeiro sintoma da doença, os pais ou responsáveis pela criança procurem pelo

tratamento do molusco contagioso

com um dermatologista. Desse modo, será possível confirmar o diagnóstico a partir de um exame clínico e iniciar um tratamento eficaz contra a doença, eliminando os sintomas incômodos e recuperando a saúde dermatológica da criança.

Na Clínica Lividi você pode contar com o profissionalismo da Dra. Damaris Ortolan e de uma equipe de dermatologistas que realiza a análise clínica da pele da criança ou, em casos em que as informações não são suficientes, podem ser colhida amostras das lesões para exame microscópico, garantindo assim um diagnóstico mais preciso.
Dra. Damaris Ortolan
Médica formada pela Faculdade de Medicina da USP. Fez residência médica em Dermatologia e Complementação Especializada em Cosmiatria no Departamento de ...
O principal método terapêutico para o molusco contagioso é a retirada das lesões por meio de um procedimento conhecido como curetagem após a aplicação de pomada anestésica para diminuir o desconforto da criança. Também é possível realizar um tratamento com aplicações tópicas de ácido; substâncias que estimulam uma reação imunológica na pele e, por consequência, a cura das lesões; ou aplicação de nitrogênio líquido, também chamado de crioterapia.

Entre em contato conosco e marque sua consulta. A Clínica Lividi espera você junto ao pequeno ou pequena com uma equipe preparada para esclarecer suas dúvidas e atender-lhe de forma personalizada, em um espaço integrado a diversas vias de acesso em São Paulo.

OUTRAS ÁREAS EM DERMATOLOGIA