Ginecologia
Adenomiose
A membrana mucosa que reveste a parede interna do útero é definida pela medicina como endométrio. Quando as glândulas e outras partes dessa membrana surgem também no miométrio - músculo liso uterino - tem-se então um quadro clínico chamado

adenomiose

, que em alguns casos provoca: cólicas, aumento na intensidade e duração do fluxo menstrual, além de sangramentos anormais fora do ciclo.

Em razão da preocupação e desconforto provocados por esses sintomas, algumas mulheres buscam ajuda nos consultórios ginecológicos para o tratamento da adenomiose. E, conforme aponta a literatura médica, o problema acomete principalmente àquelas que já engravidaram e/ou estão em uma faixa etária acima dos 30 anos.

Com a expertise da Dr. Mariane Maeda - médica ginecologista e obstetra formada pela USP, que atualmente é coordenadora de uma equipe de ginecologistas na Clínica Lividi - as pacientes que sofrem com a adenomiose podem iniciar o tratamento da doença, que pode ser medicamentoso ou cirúrgico, através da remoção de parte ou da totalidade do útero (histerectomia).

No entanto, para maior segurança da paciente, os médicos (as) ginecologistas da Clínica Lividi solicitam alguns exames de rotina para confirmar o diagnóstico e verificar se não há outros problemas associados à adenomiose. Nessa etapa, é realizada avaliação ginecológica minuciosa através de exame físico e ultrassonografia, além da coleta de informações sobre o histórico clínico e reprodutivo, o início dos sintomas e os objetivos de gestações futuras.
Dra. Mariane Maeda
Dra. Mariane Maeda
Médica formada pela Faculdade de Medicina de São Paulo (USP). Fez residência médica no Hospital das Clínicas (HC-FMUSP), aonde atua como médica assistente ...
Somente após a confirmação do diagnóstico, o médico (a) responsável pelo caso fará a indicação do melhor tratamento, considerando as individualidades da paciente. É importante destacar que a intervenção cirúrgica só será recomendada no caso de insucesso nas terapias com anti-inflamatórios e hormônios, principalmente nos casos em que a paciente não possui o desejo de gerar novos filhos.

Para você que procura por

tratamento da adenomiose

, a Clínica Lividi faz o agendamento da consulta ginecológica de acordo com a sua disponibilidade de tempo. E o melhor: você poderá esclarecer quaisquer dúvidas e usufruir de um espaço projetado para oferecer o máximo conforto em uma região privilegiada de São Paulo. Para mais informações, ligue, envie um e-mail ou agende sua consulta!

OUTRAS ÁREAS EM GINECOLOGIA