Ginecologia
Cistos Ovarianos
O termo "cisto no ovário" é comumente pesquisado por uma parcela considerável da população feminina, já que os cistos ovarianos são uma das ocorrências ginecológicas mais frequentes. Na maioria dos casos, eles são detectados nas consultas de rotina em que o (a) ginecologista solicita exames de ultrassonografia para visualizar detalhadamente a região dos ovários.

Em grande parte dos casos, tais achados são consequências naturais de um ciclo menstrual normal. Nessas circunstâncias, eles são chamados de cistos funcionais e não exigem tratamento, pois desaparecem espontaneamente na menstruação seguinte. Há ainda casos em que os cistos são benignos, mas não são eliminados pelo próprio organismo, demandando uma intervenção médica quando são muito grandes ou provocam dor. O tratamento cirúrgico faz-se igualmente necessário para os cistos que apresentam características sugestivas de malignidade durante o exame de ultrassom.

Na Clinica Lividi, as mulheres que buscam por "

cisto no ovário médico

" são atendidas de modo personalizado por uma equipe de ginecologistas coordenada pela Dra. Mariane Maeda - médica com título de especialista em ginecologia e obstetrícia, além de mestre pela Faculdade de Medicina da USP.
Dra. Mariane Maeda
Dra. Mariane Maeda
Médica formada pela Faculdade de Medicina de São Paulo (USP). Fez residência médica no Hospital das Clínicas (HC-FMUSP), aonde atua como médica assistente ...
Nas etapas de confirmação do diagnóstico serão feitos os exames pélvicos de rotina e ultrassonografias para descobrir a natureza e tamanho dos cistos. Ao constatar uma afecção benigna, o médico (a) ginecologista da Clínica Lividi poderá indicar tratamentos hormonais e solicitar retornos periódicos para acompanhar o avanço ou regressão dos cistos - algo que permite realizar intervenções em prazo hábil, se surgir algum risco para o sistema reprodutor.

Já nos casos em que os exames apresentam cistos grandes e/ou com suspeita de malignidade, o ginecologista da Lividi indicará um tratamento cirúrgico, preferencialmente por laparoscopia - um método minimamente invasivo, que reduz os riscos de traumas, hemorragias e possibilita uma recuperação mais tranquila.

A Clínica Lividi se coloca à total disposição das pacientes que procuram por diagnóstico e

tratamento do cisto no ovário

, agendando consultas e esclarecendo suas dúvidas desde o primeiro contato, seja por telefone, e-mail ou presencialmente.

OUTRAS ÁREAS EM GINECOLOGIA