Ginecologia
Anticoncepção e Planejamento Familiar
Quando chega o momento de definir ou mudar o método contraceptivo, é comum que a dúvida surja para a maioria das mulheres, afinal, são várias as opções disponibilizadas pela medicina – entre as quais se destacam as pílulas anticoncepcionais; os injetáveis e adesivos transdérmicos; o anel vaginal; o preservativo e a

Colocação de DIU (dispositivo intrauterino)

. Para sanar todas as dúvidas e receber a melhor orientação acerca da escolha, é fundamental buscar um ginecologista com vasta experiência em anticoncepção e planejamento familiar.

Isto porque, para ser efetiva, a contracepção deve respeitar as características individuais de cada organismo e, sobretudo, o histórico clínico e reprodutivo da paciente. Portanto, independente da fase em que a mulher se encontra, somente um ginecologista experiente saberá indicar a opção mais adequada após considerar os devidos critérios de elegibilidade, tais como: idade, número de gestações anteriores, tabagismo e a presença de comorbidades como a hipertensão arterial e o diabetes mellitus.

Na Clínica Lividi, você conta com uma equipe com o comando da Dra. Mariane Maeda, médica ginecologista formada pela Faculdade de Medicina de São Paulo (USP) e autora de uma série de artigos científicos, publicados em revistas nacionais e internacionais. Trata-se de uma profissional especializada em várias subáreas da ginecologia e obstetrícia - incluindo anticoncepção e planejamento familiar -, apta a indicar os melhores métodos contraceptivos para mulheres das mais diversas idades.

Além das prescrições de anticoncepcionais orais, injetáveis e orientações sobre os métodos não-hormonais, é possível realizar a inserção intra-uterina do

DIU

(dispositivo intra-uterino) - uma opção que pode ser indicada tanto para mulheres que buscam um método seguro e eficaz de prevenção à gravidez indesejada quanto para o tratamento de algumas doenças que cursam com sangramento excessivo.
Atualmente, a medicina ginecológica dispõe de duas opções de

DIU medicado

: o dispositivo de cobre e o dispositivo hormonal, ambos com segurança comprovada cientificamente e com duração variável entre cinco e dez anos. A ação contraceptiva do DIU de cobre ocorre pelo efeito inflamatório provocado pelos sais de cobre, que interferem na migração dos espermatozoides, na fertilização dos óvulos e na receptividade do endométrio. Já o outro DIU, teria uma ação hormonal local, levando à atrofia do endométrio e ao espessamento do muco cervical, criando uma barreira à ação espermática.

A nossa equipe conta com profissionais experientes na colocação do DIU, que pode ser realizada na própria Clínica. Nos casos em que há alguma dificuldade técnica ou visando o maior conforto da paciente, pode-se realizar o procedimento sob ação de anestésico em ambiente hospitalar.

Entre em contato e agende sua consulta no bairro de Perdizes, em São Paulo, em um espaço moderno e bem localizado.

OUTRAS ÁREAS EM GINECOLOGIA