Ginecologia
Menopausa e Climatério
O encerramento do período reprodutivo da mulher, observado pela ausência de menstruação por mais de um ano, é definido pela literatura médica como menopausa. Esse período é precedido por uma fase de transição chamada de climatério que, igualmente à menopausa, pode provocar ondas de calor; formigamento e dormência nas mãos; tontura e palpitações; alterações no sono e apetite; secura na mucosa vaginal, entre outros sintomas. Por isso, é comum que várias mulheres com idade entre 45 e 55 anos procurem por um

tratamento menopausa

Embora não exista nenhum exame para prever a ausência ou presença desses sintomas, a equipe de ginecologia e obstetrícia da Clínica Lividi oferece uma série de aconselhamentos médicos que garantem um período da menopausa mais tranquilo, sempre visando à saúde e bem-estar da mulher. E, para aquelas que ainda não chegaram à menopausa, mas já começaram a sentir as primeiras mudanças físicas e hormonais que antecedem esse período, nossa equipe reserva o

tratamento climatério

Em ambos os casos, o ginecologista da Clínica Lividi conduzirá uma consulta personalizada, dando total liberdade à paciente para que ela possa esclarecer suas dúvidas e expressar seus incômodos ginecológicos. Na sequência, ocorre o aconselhamento sobre dietas saudáveis para essa nova fase; atividades físicas e abandono de hábitos prejudiciais à saúde como a ingestão excessiva de bebidas alcóolicas e o tabagismo.
Além desse aconselhamento, serão coletadas algumas informações sobre o histórico de doenças cardiovasculares e cânceres na família, considerando que no período do climatério e da menopausa há maior prevalência de tumores ginecológicos e problemas do sistema circulatório. Exatamente por isso, é fundamental que a paciente invista em consultas periódicas ao ginecologista e exames de rotina, garantindo assim que eventuais doenças possam ser detectadas em estágio precoce.

Para agendar sua consulta na Clínica Lividi, entre em contato conosco. Nossa equipe de ginecologia é coordenada pela Dr. Mariane Maeda, médica ginecologista e obstetra com título de mestre adquirido pela Faculdade de Medicina da USP.

OUTRAS ÁREAS EM GINECOLOGIA