Obstetrícia
Diabetes Gestacional
A elevação dos níveis de glicose no sangue durante a gravidez caracteriza uma condição clínica chamada

Diabetes Gestacional

. Trata-se de um distúrbio que afeta as gestantes principalmente na segunda metade da gravidez, devido ao aumento progressivo da resistência à insulina. Como o

Diabetes na gestação

requer o acompanhamento médico para garantir o bem-estar fetal, é imprescindível que a gestante busque o auxílio de um profissional obstetra especializado em gravidez de alto risco.

Foi com o intuito de oferecer a melhor equipe de obstetrícia para o

tratamento do diabetes na gravidez

, que a Clínica Lividi reuniu obstetras experientes em um espaço moderno e bem localizado em São Paulo. Na coordenação dessa equipe, está a Dr. Mariane Maeda, especialista em ginecologia e obstetrícia pela Faculdade de Medicina da USP e mestre pela mesma instituição.

Para realização do diagnóstico, a obstetra da Clínica Lividi solicitará a dosagem de glicemia de jejum e/ou o teste de tolerância oral à glicose, também conhecido como "curva glicêmica". Se comprovado o diabetes na gestação, serão prescritas medidas de controle que visam reduzir os níveis de glicose, tais como: dieta pobre em carboidratos e prática regular de exercícios físicos, com realização periódica da dosagem de glicemia capilar em aparelho digital (dextro).
Dra. Mariane Maeda
Dra. Mariane Maeda
Médica formada pela Faculdade de Medicina de São Paulo (USP). Fez residência médica no Hospital das Clínicas (HC-FMUSP), aonde atua como médica assistente ...
Além disso, será solicitado que a gestante faça o acompanhamento fetal por meio de ultrassonografias seriadas para avaliação do crescimento e bem-estar fetal. E, nos casos em que a adequação da dieta não for suficiente, a obstetra da Lividi indicará o tratamento com insulina para manter a glicemia da gestante em níveis satisfatórios.

É importante ressaltar, enfim, que a intolerância à glicose costuma desaparecer após o parto. No entanto, já é consenso na literatura médica que o diabetes na gestação é um dos principais fatores de risco para a diabetes tipo 2 em mulheres. Assim sendo, a obstetra dará orientações extras para as pacientes com diabetes gestacional, visando incentivá-las a manter hábitos saudáveis mesmo após a chegada do bebê.

Para agendar sua consulta, entre em contato por e-mail, telefone ou WhatsApp. Estamos à disposição no bairro Perdizes, em São Paulo.

OUTRAS ÁREAS EM OBSTETRÍCIA