Obstetrícia
Gestação Ectópica
Quando o embrião inicia seu desenvolvimento fora do útero, tem-se então um quadro clínico denominado "

Gestação Ectópica

". Na maioria dos casos, ela ocorre nas tubas uterinas, embora também possa se desenvolver na cavidade abdominal, nos ovários ou no colo do útero. Trata-se de uma situação de risco para a gestante e, por isso, exige tratamento imediato para evitar complicações como o sangramento abdominal.

Grande parte dos casos de

Gravidez Ectíopica

estão associados a alterações na motilidade das tubas uterinas, fazendo com que a implantação embrionária ocorra fora do local normal. Dentre os fatores associados à ocorrência da gestação ectópica temos o tabagismo; infecções prévias como a doença pélvica inflamatória (DIP); cicatrizes decorrentes de cirurgias prévias; gravidez ectópica anterior; entre outras.

Na Clínica Lividi, as pacientes que apresentam uma gravidez Ectópica podem contar com o suporte de uma equipe obstétrica coordenada pela Dr. Mariane Maeda - especialista e mestre em ginecologia e obstetrícia pela Faculdade de Medicina da USP. A disfunção será confirmada por meio do histórico de dores abdominais e sangramento genital, associados ao achado ultrassonográfico de gravidez fora da cavidade uterina.

Ao constatar a Gestação Ectópica, a obstetra da Clínica Lividi procederá com a Salpingectomia - um tratamento cirúrgico que consiste na retirada da tuba uterina acometida. No entanto, se a paciente desejar uma cirurgia conservadora, ou seja, que preserva a fertilidade utilizando um método minimamente invasivo, será realizada a Salpingostomia - uma abertura artificial na tuba uterina a fim de drená-la. Há ainda tratamentos conservadores com medicamento ou com dosagens seriadas de hormônio, que podem ser indicados em alguns casos, dispensando o procedimento cirúrgico.
Dra. Mariane Maeda
Dra. Mariane Maeda
Médica formada pela Faculdade de Medicina de São Paulo (USP). Fez residência médica no Hospital das Clínicas (HC-FMUSP), aonde atua como médica assistente ...
Desde a fase de diagnóstico até o término do tratamento, é possível desfrutar de um atendimento tranquilo, personalizado e, sobretudo, humanizado, já que a equipe de obstetrícia da Clínica Lividi permanece focada na integração das necessidades emocionais e físicas da paciente, visando proporcionar as melhores condições para o alcance de seus objetivos reprodutivos.

Os diferenciais da Clínica Lividi se estendem ainda à arquitetura dos ambientes - que priorizam o máximo conforto desde a recepção até os consultórios, que permite a realização de diversos exames obstétricos e ginecológicos. Para agendar sua consulta ou solicitar mais informações sobre gravidez ectópica, entre em contato conosco!

OUTRAS ÁREAS EM OBSTETRÍCIA