Oftalmologia
Glaucoma
A Obstrução Nasolacrimal Congênita (ONLC) é a alteração lacrimal mais frequente em crianças, resultante da não perfuração da membrana que separa o ducto nasolacrimal do meato inferior da fossa nasal e, quando não se resolve espontaneamente até os 12 meses de idade, essa condição requer uma

sondagem via lacrimal

.

Esse procedimento, que também pode ser realizado em adultos, prevê a dilatação de um ponto lacrimal inferior e/ou superior, introdução de uma sonda metálica por esse canal, que vai até o saco lacrimal. Depois, a sonda percorre o trajeto pelo ducto nasolacrimal até a fossa nasal. Na sequência é realizada a irrigação com um líquido colorido para testar se a via lacrimal está realmente pérvia.

Em bebês, a ONLC pode ser notada pela presença de uma secreção mucosa ou mucopurulenta na conjuntiva ou nas pálpebras, nos primeiros dias ou semanas de vida. Além disso, a ONLC também facilita a ocorrência de infecções das vias lacrimais, como, por exemplo, a dacriocistite.

Após uma avaliação feita por nossos oftalmologistas em São Paulo, o tratamento deve ser decidido com base na idade e na gravidade dos sintomas. Caso seja necessária uma

irrigação via lacrimal

, os especialistas da Clínica Lividi possuem certificação e experiência para realizar o procedimento.
Dr. Marcelo Mendes Lavezzo Dra. Camilla Duarte Silva

Dr. Marcelo Mendes Lavezzo Oftalmologista formado na Faculdade de Medicina de Botucatu, membro do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) e médico ...

Realizadas com anestesia local em pacientes adultos, a sondagem e irrigação das vias lacrimais podem também ser realizadas sob anestesia geral ou sedação, dependendo da situação do bebê e da escolha médica. O pós-operatório costuma ser tranquilo e há prescrição de colírio com antibiótico por uma semana.

Na Clínica Lividi, em Perdizes, temos profissionais treinados e capacitados para diagnosticar e tratar problemas oculares em crianças e adultos. Drª Camilla Duarte Silva, especialista em oculoplástica e oftalmologista da Clínica Lividi ao lado do Dr. Marcelo Mendes Lavezzo, são profissionais altamente capacitados, especialistas pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia e membros do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO).

Entre em contato conosco para agendar uma consulta particular em oftalmologia na Clínica Lividi. Temos opção de reembolso e atendimento com foco no seu conforto e bem-estar no bairro de Perdizes, em São Paulo.

OUTRAS ÁREAS EM OFTALMO