Otorrinolaringologia
Amigdalectomia
As amígdalas são glândulas responsáveis pela defesa do organismo, localizadas na cavidade oral e faringe. Elas fazem parte do anel linfático de Waldeyer e têm a função de produzir linfócitos e anticorpos para proteger o corpo de infecções. No entanto, essas glândulas podem sofrer inflamações recorrentes, o que pode aumentar seu tamanho e torná-las mais suscetíveis a novas infecções, prejudicando a qualidade de vida do paciente.

Nessas situações, pode ser necessária a

Amigdalectomia

um procedimento cirúrgico para a remoção das amígdalas.

Indicações da Amigdalectomia:

- Em crianças: A

Amigdalectomia SP

é indicada em casos de infecções frequentes, dificuldades respiratórias, ronco intenso ou apneia do sono.
- Em adultos: É recomendada em situações semelhantes, com o agravante de que o aumento das amígdalas pode afetar a respiração e o sono, além de provocar mau hálito e infecções respiratórias e digestivas recorrentes.

Como é realizado o procedimento Cirúrgico?

A cirurgia é realizada no hospital pela nossa equipe especializada, que inclui: Cirurgião principal, Cirurgião auxiliar, Instrumentador e Anestesista.
Dra. Milene Massucci Bissoli
Dra. Lorena Lima Almagro Pereira
Dra. João Pedro
Dra. Guilherme Maringo
Os otorrinolaringologistas da Clínica Lividi se dedicam a garantir que o procedimento seja realizado com a máxima atenção e profissionalismo, por isso, sempre levamos nossa equipe completa para garantir a segurança e o sucesso da cirurgia.

Quais as técnicas utilizadas na cirurgia?

Na Lividi, realizamos tanto a amigdalectomia tradicional quanto a técnica intracapsular, uma abordagem mais moderna e menos invasiva, que envolve a raspagem do tecido amigdaliano preservando a musculatura ao redor das amígdalas. Ambas as técnicas são seguras, e a escolha entre elas é feita com base na avaliação do paciente, levando em consideração suas necessidades específicas.

Antes de realizar a cirurgia, o paciente passará por uma avaliação completa com um otorrinolaringologista. A equipe da Clínica Lividi, localizada no bairro de Perdizes, em São Paulo, orientará sobre os exames necessários e o preparo para o procedimento, que normalmente inclui o jejum de pelo menos 8 horas antes da cirurgia, sem exceções, inclusive com relação ao consumo de líquidos.

Como é o pós-operatório da cirurgia?

O cuidado pós-operatório é essencial para uma recuperação tranquila. O paciente contará com o acompanhamento contínuo da nossa equipe, que orientará sobre os cuidados necessários nas semanas seguintes à cirurgia. A depender da técnica utilizada as recomendações de dieta no pós-operatório mudam. O repouso completo deve ser mantido por, pelo menos, 7 dias.

A cirurgia é realizada sob anestesia geral, garantindo o conforto e a segurança do paciente durante todo o procedimento.

Na Lividi, buscamos sempre proporcionar o melhor atendimento e a máxima qualidade de vida aos nossos pacientes. Entre em contato conosco para mais informações e agende sua consulta com os nossos otorrinolaringologistas.

OUTRAS ÁREAS EM OTORRINO