Otorrinolaringologia
Timpanoplastia
A

Timpanoplastia

é um procedimento cirúrgico que visa reconstruir o tímpano de pacientes que tenham sofrido alguma lesão nesse importante elemento do sistema auditivo. As lesões do tímpano são causadas principalmente pelas infecções (otites) que ocorrem no ouvido médio - o espaço cheio de ar atrás do tímpano.

Causadas por bactérias e vírus, as otites são mais comuns em crianças que adultos, pois o sistema imunológico delas ainda está em desenvolvimento. Qualquer inchaço ou alergia é capaz de bloquear as Trompas de Eustáquio, impedindo assim que ar chegue ao ouvido médio e criando um "vácuo" que puxa para o seu interior fluidos do nariz e da garganta. O resultado disso é um ambiente auditivo favorável à proliferação de agentes infecciosos.

Para solucionar o quadro de otite, é indicado um tratamento convencional com medicamentos antibióticos ou antifúngicos. Porém, a doença pode provocar a perfuração da membrana do tímpano e, em alguns casos, esta perfuração não fecha espontaneamente. Nestes casos a equipe de otorrinolaringologia da Clínica Lividi pode recomendar a

cirurgia da Timpanoplastia

.
Dr. Fausto Nakandakari Dra. Milene Massucci Bissoli

Dr. Fausto Nakandakari Otorrinolaringologista formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e com residência médica ...

Tal procedimento cirúrgico consiste na limpeza do ouvido médio, avaliação da mobilidade dos ossículos do ouvido e no fechamento do tímpano, que geralmente é substituído por outro material como a fáscia do músculo temporal - em vários casos, essa técnica permite a completa regeneração da estrutura timpânica. Durante a intervenção também é feita a remoção de fibroses que possam prejudicar a condução da audição. Portanto, a Timpanoplastia na Clínica Lividi, além de limpar e regenerar o ouvido médio e tímpano, ela tem como um dos objetivos secundários a melhora da audição do paciente.

Na maioria das vezes, essa intervenção não é feita antes dos sete anos de idade e há médicos que a evitam até os 11 anos. A cirurgia é realizada sob anestesia geral, sendo necessárias 8 horas de jejum completo. No pós-operatório recomenda-se que o paciente evite atitudes como molhar o ouvido, assoar o nariz, tossir e espirrar de boca fechada por pelo menos uma semana.

A Clínica Lividi está presente um espaço confortavelmente arquitetado no bairro Perdizes, em São Paulo. Agende sua consulta!

OUTRAS ÁREAS EM OTORRINO