Otorrinolaringologia
Timpanoplastia

Timpanoplastia

é um procedimento cirúrgico que visa reconstruir o tímpano de pacientes que tenham sofrido alguma lesão nesse importante elemento do sistema auditivo. As lesões do tímpano são causadas principalmente pelas infecções (otites) que ocorrem no ouvido médio - o espaço cheio de ar atrás do tímpano.

Causadas por bactérias e vírus, as otites são mais comuns em crianças que adultos, pois o sistema imunológico delas ainda está em desenvolvimento. Qualquer inchaço ou alergia é capaz de bloquear as Trompas de Eustáquio, impedindo assim que ar chegue ao ouvido médio e criando um "vácuo" que puxa para o seu interior fluidos do nariz e da garganta. O resultado disso é um ambiente auditivo favorável à proliferação de agentes infecciosos.

Para solucionar o quadro de otite, é indicado um tratamento convencional com medicamentos antibióticos ou antifúngicos. Porém, a doença pode provocar a perfuração da membrana do tímpano e, em alguns casos, esta perfuração não fecha espontaneamente. Nestes casos a equipe de otorrinolaringologia da Clínica Lividi pode recomendar a

cirurgia da Timpanoplastia

Dra. Milene Massucci Bissoli
Dra. Lorena Lima Almagro Pereira
Dra. João Pedro
Dra. Guilherme Maringo
Tal procedimento cirúrgico consiste na limpeza do ouvido médio, avaliação da mobilidade dos ossículos do ouvido e no fechamento do tímpano, que geralmente é substituído por outro material como a fáscia do músculo temporal - em vários casos, essa técnica permite a completa regeneração da estrutura timpânica. Durante a intervenção também é feita a remoção de fibroses que possam prejudicar a condução da audição. Portanto, a Timpanoplastia na Clínica Lividi, além de limpar e regenerar o ouvido médio e tímpano, ela tem como um dos objetivos secundários a melhora da audição do paciente.

Na maioria das vezes, essa intervenção não é feita antes dos sete anos de idade e há médicos que a evitam até os 11 anos. A cirurgia é realizada sob anestesia geral, sendo necessárias 8 horas de jejum completo. No pós-operatório recomenda-se que o paciente evite atitudes como molhar o ouvido, assoar o nariz, tossir e espirrar de boca fechada por pelo menos uma semana.

A Clínica Lividi está presente um espaço confortavelmente arquitetado no bairro Perdizes, em São Paulo. Agende sua consulta!

OUTRAS ÁREAS EM OTORRINO