Otorrinolaringologia
Turbinectomia
A congestão nasal crônica é um problema que acomete boa parte da população, causando desconfortos como falta de ar, ronco e apneia do sono. Um dos procedimentos indicados para resolver o problema é a Turbinectomia, intervenção que deve ser feita somente após todos os testes e exames otorrinolaringológicos necessários.

Na maioria dos casos, a cronicidade das congestões é causada pela hipertrofia dos cornetos - estruturas que ficam dentro do nariz e são de suma importância para o funcionamento de todo o sistema respiratório. Tal hipertrofia tem origem nas rinites e a Turbinectomia só é recomendada após a persistência da rinite frente ao tratamento convencional com medicamentos.

A forma mais comum de realizar o procedimento são estas: a remoção bilateral e parcial dos cornetos. Na

Turbinectomia Parcial

, a área inferior do corneto é reduzida, encontrando-se à lateral do nariz enquanto é protegida por uma fina membrana de mucosa nasal. A intervenção é realizada sob anestesia geral e a maioria dos pacientes que sofrem com a rinite alérgica se beneficiam com a cirurgia.
Dra. Milene Massucci Bissoli
Dra. Lorena Lima Almagro Pereira
Dra. João Pedro
Dra. Guilherme Maringo
Na Clínica Lividi, os pacientes que buscam por este procedimento, realizam todos os testes necessários para definir a cirurgia. Endoscopia nasal será realizada pela equipe médica. Após as devidas ponderações diagnósticas, a melhor intervenção será indicada, tendo em consideração as individualidades do quadro.

O tempo de duração é de aproximadamente 30 minutos e o paciente deve ganhar alta no mesmo dia. O pós-operatório pode ter consequências como sangramento nasal de pequena quantidade e obstrução nasal pelo edema das mucosas – neste período é recomendável o repouso completo; exercícios físicos e banhos de sol só estão liberados depois de 14 dias do procedimento.

Além disso, o otorrino da Lividi recomendará a higienização da cavidade nasal com soro fisiológico, a utilização de analgésicos, descongestionantes e compressas frias para acelerar a recuperação.

OUTRAS ÁREAS EM OTORRINO