Otorrinolaringologia
Disfagia
Responsável pela proteção das vias aéreas e pela produção da voz através da vibração das cordas vocais, a laringe é um órgão localizado na parte interna do pescoço. Ela realiza o fechamento da passagem de ar no ato da alimentação. Tal processo é fundamental para evitar que os pulmões sejam "contaminados" com partículas de alimentos e outras substâncias.

Quando o processo de deglutição de alimentos torna-se dificultoso para o paciente em algumas de suas fases - mastigatória; faríngea ou esofágica - está ocorrendo o que os médicos chamam de

Disfagia

. E como a deglutição é uma função indispensável para a manutenção da saúde, é importante que o paciente busque pelo

Tratamento da Disfagia

.

De acordo com dados coletados em pesquisas médicas, o aumento dos pacientes com queixa de disfagia é diretamente proporcional ao envelhecimento da população. Isto significa que quanto maior é a expectativa de vida em um país, também é maior a probabilidade de desenvolvimento da disfagia em uma parcela significativa dos indivíduos da terceira idade.

Entre as causas mais comuns da doença estão: os quadros neurológicos; os distúrbios da mastigação; os tumores laríngeos ou faríngeos. Além da dificuldade para engolir, alguns pacientes sentem dor; sensação de bola na garganta; regurgitação nasal de alimentos; tosse e pigarro; escape de alimento pela boca; engasgo durante as refeições e salivação excessiva.

Na Clínica Lividi, os pacientes que buscam pelo diagnóstico e tratamento da disfagia podem contar com uma equipe de otorrinolaringologia preparada para realizar exames de diagnóstico como a Nasofibrolaringoscopia convencional ou a Videoendoscopia da deglutição - este último exame consiste na realização de nasofibroscopia com oferta de alimentos de diferentes consistências com corantes para identificar possíveis quadros de aspiração alimentar para os pulmões.
Dr. Fausto Nakandakari Dra. Milene Massucci Bissoli

Dr. Fausto Nakandakari Otorrinolaringologista formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e com residência médica ...

A partir da etapa de diagnose, o médico otorrino da Clínica Lividi obterá uma avaliação adequada e precisa do quadro de disfagia para, na sequência, indicar o melhor tratamento. As intervenções clínicas prescritas pelo médico poderão associar: medicações para diminuição ou aumento da saliva; fonoterapia e mudanças nos hábitos alimentares e nutricionais. Em alguns casos, porém, pode ser necessária a colocação de sonda alimentar ou gastrostomia e cirurgia para correção laríngea ou retirada de tumores.

É importante ressaltar que o paciente disfágico deve ser acompanhado por uma equipe multidisciplinar, composta por médicos geriatras, gastroenterologistas, otorrinos, fonoterapeutas, fisioterapeutas, enfermeiros e nutricionistas.

Para mais informações sobre o tratamento da disfagia, entre em contato conosco. A equipe da Clínica Lividi está sempre à disposição para esclarecimento de dúvidas e agendamento de consultas no bairro de Perdizes, em São Paulo.

OUTRAS ÁREAS EM OTORRINO