Otorrinolaringologia
Disfonia
A rouquidão é definida pelos otorrinos como

Disfonia

. Trata-se de um problema relativamente comum na população e que prejudica em maior grau aos indivíduos que possuem a voz como instrumento básico de trabalho - telefonistas, cantores e professores, por exemplo. Por isso, quando a rouquidão se torna um impedimento para exercer a rotina diária, é natural que o paciente busque pelo

tratamento da Disfonia

com profissionais especializados.

Conforme aponta a literatura médica, a emissão de uma voz limpa depende inteiramente da função pulmonar e da vibração adequada das cordas vocais, além da ressonância do som por ajustes das estruturas vocais e da articulação das palavras pelos órgãos fonoarticulatórios. Quando ocorrem defeitos de fonação originados por causas orgânicas, funcionais ou neuropsíquicas sucede-se então a disfonia: uma perturbação da voz manifestada em um timbre falho e rouco.

A equipe de otorrinolaringologia da Clínica Lividi reconhece que a rouquidão pode comprometer as atividades do dia a dia e por isso desenvolveu um formato de atendimento exclusivo para aqueles que buscam pelo

tratamento da Rouquidão

. Desde o primeiro contato, a Clínica Lividi investe em uma abordagem humanizada, que considera a cordialidade, o respeito e a ética como os pilares básicos da relação entre o médico e o paciente.
Dr. Fausto Nakandakari Dra. Milene Massucci Bissoli

Dr. Fausto Nakandakari Otorrinolaringologista formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e com residência médica ...

Para um diagnóstico preciso, é realizada uma avaliação completa da voz, das doenças recentemente ocorridas, bem como do histórico profissional do paciente - no que se refere ao uso prolongado da voz -, paralelamente a exames clínicos da cavidade oral, nasal e palpação do pescoço. Em alguns casos, também é necessário realizar exames como a Laringoscopia, Nasofibroscopia e Laringoestroboscopia para detecção de lesões nas cordas vocais.

Os diagnósticos são os mais variados possíveis: nódulos, cistos, pólipos, paralisias ou tumores nas cordas vocais ou desequilíbrios psíquicos que interferem diretamente na fonação. Ao identificar as causas da disfonia, o otorrino em São Paulo indicará o tratamento mais adequado, conforme as particularidades do quadro - fonoterapia vocal, medicações e cirurgias são prescrições efetivas para grande parte dos casos.

Para solicitar mais informações sobre a disfonia, entre em contato com a equipe da Clínica Lividi e esclareça suas dúvidas. Também disponibilizamos a marcação de consultas por telefone, WhatsApp e e-mail.

OUTRAS ÁREAS EM OTORRINO