Otorrinolaringologia
Labirintopatia
Localizado dentro da orelha, o labirinto é uma estrutura responsável pela regulação do nosso equilíbrio corpóreo. Por isso, quando apresentamos desequilíbrios ou tonturas, é possível que esteja ocorrendo a famosa labirintite: uma doença ocasionada por comprometimentos no labirinto e no nervo vestibular, conhecida clinicamente como

Labirintopatia

e integrante do grupo das vestibulopatias periféricas.

De modo geral, o principal sintoma da labirintopatia é a vertigem: um tipo de tontura que provoca a sensação do ambiente estar girando. No entanto, outros sintomas podem estar presentes, são estes: náuseas, vômitos, perda auditiva, dor de cabeça, paralisia facial, entre outros. Como a doença acaba comprometendo a qualidade de vida e atividades básicas da rotina - trabalho e estudos, por exemplo - é importante que o paciente busque pelo

tratamento da Labirintopatia

A equipe de otorrinolaringologia em São Paulo trabalha sempre focada na precisão do diagnóstico em pacientes que buscam pelo diagnóstico e tratamento, apresentando queixas de vertigem e outros sintomas associados ao quadro. A princípio, são realizados exames clínicos como a audiometria; tomografia; eletrococleografia; BERA; exame otoneurológico; além de análises laboratoriais que possam auxiliar no diagnóstico definitivo.
Dra. Milene Massucci Bissoli
Dra. Lorena Lima Almagro Pereira
Dra. João Pedro
Dra. Guilherme Maringo
Se constatada a labirintite, o

médico para Labirintopatia

poderá direcionar o tratamento com manobras posicionais e uso de medicamentos antivertiginosos, associados a mudanças dietéticas, prática regular de atividades físicas leves e controle das doenças metabólicas. É fundamental que o paciente cumpra com todas as recomendações do otorrino para recuperar sua qualidade de vida e evitar situações arriscadas com a perda de equilíbrio.

A Clínica Lividi adota um modelo de atendimento personalizado, centrado no esclarecimento de dúvidas, na cordialidade e no respeito às individualidades do paciente. O foco da equipe é proporcionar uma experiência humanizada do início ao fim do tratamento da labirintite, permitindo que o paciente possa expressar suas queixas, receios e expectativas.

Para agendar sua consulta, entre em contato conosco pelo e-mail, whats app ou ligue-nos. A marcação do dia e horário será feita conforme sua disponibilidade e preferência.

OUTRAS ÁREAS EM OTORRINO