Otorrinolaringologia
Labirintopatia
Localizado dentro da orelha, o labirinto é uma estrutura responsável pela regulação do nosso equilíbrio corpóreo. Por isso, quando apresentamos desequilíbrios ou tonturas, é possível que esteja ocorrendo a famosa labirintite: uma doença ocasionada por comprometimentos no labirinto e no nervo vestibular, conhecida clinicamente como

Labirintopatia

e integrante do grupo das vestibulopatias periféricas.

De modo geral, o principal sintoma da labirintopatia é a vertigem: um tipo de tontura que provoca a sensação do ambiente estar girando. No entanto, outros sintomas podem estar presentes, são estes: náuseas, vômitos, perda auditiva, dor de cabeça, paralisia facial, entre outros. Como a doença acaba comprometendo a qualidade de vida e atividades básicas da rotina - trabalho e estudos, por exemplo - é importante que o paciente busque pelo

tratamento da Labirintopatia

A equipe de otorrinolaringologia em São Paulo trabalha sempre focada na precisão do diagnóstico em pacientes que buscam pelo diagnóstico e tratamento, apresentando queixas de vertigem e outros sintomas associados ao quadro. A princípio, são realizados exames clínicos como a audiometria; tomografia; eletrococleografia; BERA; exame otoneurológico; além de análises laboratoriais que possam auxiliar no diagnóstico definitivo.
Dr. Fausto Nakandakari Dra. Milene Massucci Bissoli

Dr. Fausto Nakandakari Otorrinolaringologista formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e com residência médica ...

Se constatada a labirintite, o

médico para Labirintopatia

poderá direcionar o tratamento com manobras posicionais e uso de medicamentos antivertiginosos, associados a mudanças dietéticas, prática regular de atividades físicas leves e controle das doenças metabólicas. É fundamental que o paciente cumpra com todas as recomendações do otorrino para recuperar sua qualidade de vida e evitar situações arriscadas com a perda de equilíbrio.

A Clínica Lividi adota um modelo de atendimento personalizado, centrado no esclarecimento de dúvidas, na cordialidade e no respeito às individualidades do paciente. O foco da equipe é proporcionar uma experiência humanizada do início ao fim do tratamento da labirintite, permitindo que o paciente possa expressar suas queixas, receios e expectativas.

Para agendar sua consulta, entre em contato conosco pelo e-mail, whats app ou ligue-nos. A marcação do dia e horário será feita conforme sua disponibilidade e preferência.

OUTRAS ÁREAS EM OTORRINO