Otorrinolaringologia
Nasofibrolaringoscopia
Ao experimentar sintomas persistentes de congestão nasal, disfunções na respiração, problemas para engolir alimentos ou ronco noturno, por exemplo, é chegada a hora de buscar a ajuda de um profissional especializado. Na primeira consulta, esse especialista fará a anamnese -, ou seja, uma "entrevista" com o paciente para compreender as características sintomáticas do quadro - e, provavelmente, solicitará a

Nasofibrolaringoscopia

.

O nome pode até parecer complicado à primeira vista, mas na verdade ele define um exame simples e rotineiro nos consultórios de otorrinolaringologia. Indicada para avaliar e auxiliar no diagnóstico de doenças como rinite, sinusite, desvio de septo, adenoide, ronco e distúrbios de deglutição, a Nasofibrolaringoscopia pode ser realizada em pacientes de todas as idades.

O procedimento dura poucos minutos e consiste na introdução de uma fibra ótica pela cavidade nasal para captação de imagens internas do sistema respiratório. Com isso, o otorrino consegue visualizar com a máxima precisão de detalhes estruturas como nariz, faringe e laringe.

Em São Paulo, os pacientes que buscam pela

Nasofibrolaringoscopia SP

podem usufruir do atendimento personalizado da Clínica Lividi, que possui uma área projetada inteiramente para realização de exames de otorrinolaringologia, além de uma equipe de otorrino formada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).
Dr. Fausto Nakandakari Dra. Milene Massucci Bissoli

Dr. Fausto Nakandakari Otorrinolaringologista formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e com residência médica ...

Na Clínica Lividi, a Nasofibrolaringoscopia São Paulo é realizada com equipamentos que fornecem imagens de alta definição, evitando assim falsas interpretações diagnósticas. A fibra ótica utilizada é flexível e, por isso, provoca apenas um incômodo discreto, sem grandes desconfortos para o paciente, sendo bem tolerado até mesmo por crianças.

Nos casos em que os sintomas narrados pelo paciente incluem ronco e apneia obstrutiva do sono, o otorrino da Lividi poderá aplicar a manobra de Muller durante a Nasofibrolaringoscopia − uma técnica que requer a inspiração forçada com o nariz e a boca fechados, enquanto o fibroscópio é posicionado em dois níveis diferentes: na naso e hipofaringe. O objetivo dessa manobra é determinar o ponto de maior estreitamento e diagnosticar o grau de apneia que afeta o paciente.

Para agendar sua consulta com os otorrinos da Clínica Lividi, entre em contato e informe o melhor dia e horário. Consultas particulares com possibilidade de solicitar o reembolso ao seu plano de saúde.

OUTRAS ÁREAS EM OTORRINO