Otorrinolaringologia
Otite
O termo "otite" refere-se na verdade a um conjunto de doenças inflamatórias do ouvido sendo, portanto, mais usual falar em otites na otorrinolaringologia, em vez de apenas

Otite

. Tais afecções podem ser classificadas como agudas - quando surgem de forma repentina e a resolução acaba ocorrendo em poucos dias - ou crônicas - quando os sintomas permanecem por mais de 3 meses.

As causas das otites agudas, por sua vez podem ser divididas em: externas e médias. No primeiro quadro apenas o canal externo do ouvido é acometido (trata-se de uma afecção comum em frequentadores de piscina e usuários de aparelhos auditivos, por exemplo). Já no segundo, há uma associação a distúrbios da tuba auditiva ou doenças nasais, sendo que o local acometido é a orelha média.

Em termos de intensidade dos sintomas e consequências, as afecções crônicas recebem ainda uma terceira classificação: as otites simples, nas quais o paciente apresenta perfuração permanente do tímpano, mas na maior parte do tempo não há saída de secreção nos ouvidos; as otites supurativas, que apresentam perfuração do tímpano, inflamação crônica da orelha média e secreção do ouvido quase que continuamente; e as otites colesteatomatosas, que são infecções provocadas por um tecido de pele crescente dentro dos ouvidos, podendo provocar secreção constante, mau cheirosa e piora da audição por erosão dos ossículos dos ouvidos.

Devido ao intenso incômodo que as otites provocam, a busca pelo diagnóstico e

tratamento da Otite

por parte dos pacientes acometidos inicia-se logo nos primeiros sintomas. Visando atendê-los, a Clínica Lividi criou um espaço exclusivo com especialistas em otorrinolaringologia e salas para consulta e exames que detêm a melhor infraestrutura física e tecnológica.
Dr. Fausto Nakandakari Dra. Milene Massucci Bissoli

Dr. Fausto Nakandakari Otorrinolaringologista formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e com residência médica ...

Após agendar sua consulta, o paciente com queixas de dores e/ou inflamação no ouvido passará pela etapa de diagnose, que começa com uma conversa entre o otorrino para coleta de informações como: sintomas e o início dos mesmos, hábitos de higienização do ouvido; frequência de exposição aquática; utilização de objetos ou acessórios que "abafam" o orifício auricular; entre outros detalhes. Na segunda etapa de diagnose, são realizados os exames da orelha, nariz e cavidade oral, que em alguns casos poderão estar associados à audiometria, tomografia, ressonância, BERA ou Nasofibroscopia.

Com a confirmação da afecção, sua intensidade e tipo, o otorrino em São Paulo prescreverá o melhor tratamento para eliminar a otite e recuperar a saúde do sistema auditivo. É possível que sejam indicadas soluções tópicas otológicas, antibióticos e anti-inflamatórios orais para afecções brandas, por exemplo, e nos quadros de alta gravidade, podem ser necessárias cirurgias ou aspirações dos ouvidos.

A Clínica Lividi aguarda você que busca pelo diagnóstico e tratamento da Otite em um ambiente moderno no bairro Perdizes, em São Paulo. Para agendar sua consulta, entre em contato conosco por telefone, WhatsApp ou e-mail!

OUTRAS ÁREAS EM OTORRINO