Otorrinolaringologia
Ronco
Invista na sua qualidade de vida e também na do seu parceiro. Ronco nunca é normal e sempre merece investigação e tratamento.

As causas de ronco vão desde ganho de peso até doenças nasais, aumento das amígdalas e envelhecimento.

O tratamento para o ronco varia muito dependendo do caso. Por isto, é importante realizar uma investigação adequada com otorrinos renomados para diferenciar ronco de apneia do sono.

O ronco pode ser tratado desde medidas comportamentais (ganho de peso, posição para dormir), passando por aparelhos dentários, CPAP e cirurgias nasais ou na faringe.

O ruído grave produzido pelo estreitamento ou obstrução das vias respiratórias no período de adormecimento é definido pelos otorrinos como

Ronco

. Por ser um problema que prejudica a qualidade do sono tanto do paciente quanto do seu cônjuge, é importante procurar por um especialista para se diagnosticar e iniciar um

Tratamento do Ronco

.



Nos adultos, o ronco pode ser originado por doenças e anomalias nasais - rinite, desvio de septo e pólipos, por exemplo -; má alimentação - jantar em excesso e deitar logo em seguida; ingestão de bebidas alcoólicas; obesidade; e forma incorreta de dormir. Sintomas como sonolência diurna, dor de cabeça matinal, dificuldade de concentração e irritação são frequentes nos pacientes que sofrem com o distúrbio.

Nos quadros de origem nasal, é comum que o paciente apresente respiração bucal - algo que pode desencadear uma série de desequilíbrios na oxigenação do organismo e no sistema respiratório. Em casos mais graves, o ronco pode estar associado à Síndrome da Apneia e Hipopnéia Obstrutiva do Sono (SAHOS), que se caracteriza por paradas respiratórias durante o sono causadas por um fator obstrutivo na faringe ou pela queda da língua sobre a garganta, que impede a passagem do fluxo de ar. Seja qual for a origem e fatores associados ao problema, é fundamental que o paciente procure por um

Médico para o Ronco

.
Dra. Milene Massucci Bissoli
Dra. Lorena Lima Almagro Pereira
Dra. João Pedro
Dra. Guilherme Maringo
Dispondo de uma equipe de otorrinos e uma infraestrutura médica em São Paulo, a Clínica Lividi reserva um espaço especial para os pacientes. O diagnóstico é pautado em exames clínicos como a Polissonografia - que avalia os parâmetros do sono - e a Nasofibrolaringoscopia - que verifica a existência de doenças ou anomalias na laringe e mucosa nasal.

Com o diagnóstico das causas e fatores associados ao ronco, o otorrino procederá com um tratamento medicamentoso. Em alguns casos, porém, poderá ser indicado o uso de aparelhos intraorais ou a Uvulopalatofaringoplastia para aumentar o espaço aéreo, ou ainda a utilização de CPAP - Pressão Positiva Contínua nas Vias Aéreas - para os quadros graves de apneias do sono.

Entre em contato com a Clínica Lividi e agende sua consulta por WhatsApp, e-mail ou telefone. Nossas consultas particulares são realizadas no bairro Perdizes, em São Paulo.

OUTRAS ÁREAS EM OTORRINO