Otorrinolaringologia
Surdez
O ouvido é uma estrutura composta pela orelha média - que funciona como uma caixa acústica -; o tímpano e os ossículos - que realizam a função de amplificadores e receptores sonoros -; a cóclea e o nervo vestíbulo - responsáveis pela sensação de som -; e a tuba auditiva - que tem a finalidade de equilibrar a pressão do ar entre os dois lados da membrana timpânica, além de drenar secreções para impedi-las de chegar até a orelha média.

Quando ocorre uma anomalia genética ou congênita; trauma acústico; tumores; alterações degenerativas; infecções ou acúmulos de secreções em alguma estrutura do ouvido; há o risco de perda auditiva, que por sua vez pode ser temporária, progressiva ou permanente. Portanto, ao primeiro sinal de déficit no desempenho auditivo é essencial buscar por um otorrino para o

tratamento da surdez

Na Clínica Lividi, a equipe de otorrinos está à disposição para diagnosticar e tratar a perda auditiva. Inicialmente é definido um histórico detalhado sobre a perda auditiva e seus fatores associados que podem se apresentar como: antecedentes pessoais com doenças sistêmicas e uso de medicações ou quimioterapia; histórico familiar de surdez; presença de "rolha" de cerume ou corpo estranho; trauma provocado por excesso de ruídos; agentes infecciosos instalados; e anormalidades anatômicas, por exemplo.
Dra. Milene Massucci Bissoli
Dra. Lorena Lima Almagro Pereira
Dra. João Pedro
Dra. Guilherme Maringo
O exame clínico realizado em São Paulo é extremamente preciso e minucioso: ocorre uma inspeção da orelha externa em busca de deformidades do pavilhão; avaliação de pares cranianos e otoscopia detalhada. A audiometria é mandatária no diagnóstico de perda auditiva. No entanto, se ainda houver dúvidas sobre o diagnóstico, serão efetuados exames complementares, tais como: tomografia de ossos temporais; audiometria de Tronco Encefálico (BERA), otoemissões; entre outros.

Com o diagnóstico já apurado, é possível que o

médico especializado em Surdez

indique procedimentos como: a retirada de cerume ou corpo estranho; uso de medicações orais ou tópicas; cirurgias para colocação de tubos de ventilação; timpanoplastias ou mastoidectomias; ou colocação de aparelhos auditivos.

A Clínica Lividi está localizada no bairro Perdizes, em São Paulo. Os pacientes podem agendar sua consulta por WhatsApp, telefone ou e-mail, escolhendo o dia e horário que melhor se adaptam à sua rotina.

OUTRAS ÁREAS EM OTORRINO