Otorrinolaringologia
Zumbido no Ouvido
Um chiado perturbador que parece surgir na parte mais profunda do ouvido e, muitas vezes, afeta o sono, a concentração, audição e qualidade de vida: uma patologia conhecida popular e clinicamente como zumbido no ouvido. Trata-se de um quadro comum nos consultórios de otorrinolaringologia, fato este que demonstra a importância de um atendimento com médicos especializados.

De acordo com estatísticas da medicina, grande parte dos pacientes com

zumbido no ouvido

também apresentam perda auditiva. Tal associação ocorre porque a perda ou diminuição considerável do sentido da audição altera o funcionamento do nervo auditivo, produzindo mudanças no córtex auditivo central.

Na maioria dos casos, a etiologia do zumbido pode ser multifatorial. Isto significa que o zumbido no ouvido pode estar relacionado a uma série de fatores, tais como: doenças metabólicas (diabetes, colesterol alto, alterações da tireoide, por exemplo); doenças vasculares; dietas desequilibradas e pouco nutritivas; distúrbios ou restrições do sono; e sedentarismo.
Dr. Fausto Nakandakari Dra. Milene Massucci Bissoli

Dr. Fausto Nakandakari Otorrinolaringologista formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e com residência médica ...

Na Clínica Lividi, os

médicos para Zumbido no Ouvido

estão à disposição para realizar o diagnóstico, baseado em uma investigação sobre as doenças que possam estar acometendo o sistema auditivo - nesta etapa serão necessários exames clínicos e laboratoriais -, além da avaliação dos hábitos e estilo de vida praticados pelo paciente.

O

tratamento zumbido no ouvido

é variável de acordo com os fatores desencadeantes do zumbido no ouvido, de modo que o objetivo principal é reverter o incômodo provocado pelos sintomas. Em diversos casos, o otorrino fará um aconselhamento sobre mudanças nos hábitos de vida, simultaneamente a prescrições para o controle de possíveis doenças metabólicas. Outra opção de tratamento é o enriquecimento sonoro: uma terapia com sons específicos que ajudam o cérebro a filtrar o zumbido, fazendo com que o paciente deixe de percebê-lo.

É fácil concluir que a consulta com um especialista é indispensável para melhorar a qualidade de vida dos pacientes acometidos pelo problema. Portanto, se este é o seu caso, entre em contato com a Clínica Lividi e agende sua consulta.

OUTRAS ÁREAS EM OTORRINO