Urologia
Cirurgia de Uretra
A

cirurgia de uretra em São Paulo

é um procedimento indicado para combater algumas condições, porém a mais comum é a estenose uretral ou estreitamento de uretra, que reduz ou até interrompe o fluxo urinário, gerando diversas complicações e necessitando de intervenção médica.

Nos homens, a uretra, órgão tubular por onde a urina sai da bexiga, é mais longa do que nas mulheres, iniciando-se na saída da bexiga (colo vesical), sendo englobada pela próstata (uretra prostática) e logo após pelo esfíncter urinário (uretra membranosa), seguindo pela uretra bulbar e uretra peniana até sua saída (meato uretral).

Quando há um estreitamento em alguma porção da uretra, pode haver um comprometimento de milímetros ou quase toda a extensão da uretra, raramente um tratamento clínico (dilatação uretral) é curativo e existe a necessidade de intervenção cirúrgica (uretrotomia ou uretroplastia).

Quando o paciente apresenta jato fraco, necessidade de acordar muitas vezes durante a noite para urinar, demora para terminar de urinar, ardências, urgências e/ou perdas no caminho do banheiro, o urologista e estuda a possibilidade de existir um estreitamento de uretra e, caso a condição seja confirmada, uma

cirurgia da uretra SP

em ambiente hospitalar é prescrita para retomar o diâmetro da uretra e facilitar a passagem da urina.

A estenose de uretra tem diferentes origens, podendo estar presente desde o nascimento (forma congênita - rara) ou ser adquirida ao longo da vida por causas inflamatórias ou traumáticas (mais comuns). As causas inflamatórias são, principalmente, devido a sequelas de infecções uretrais (uretrites) que geram sintomas de ardor e descarga de pus pela saída da uretra (meato uretral), podendo acontecer até vários anos após o evento da infecção ou por alterações de pele (doença inflamatória chamada líquen escleroso) que atingem também a mucosa da glande e tecido uretral.

As causas mais comuns quando se fala de traumas são os acidentes de trânsito, quedas ou traumas locais na uretra por instrumentação para realização de procedimentos médicos (geralmente urológicos ou ginecológicos) ou necessidade de sondagem prolongada.
Dr. Julio Bissoli
Graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) com atuação no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo...
Com treinamento específico em cirurgia de uretra na Inglaterra e grande experiência nesse tipo de procedimento no Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo, Dr. Julio Cesar Campos Bissoli, urologista da Clínica Lividi, é responsável por avaliar, prescrever e realizar essa cirurgia em casos específicos, bem como acompanhar toda a evolução do paciente.

Com foco em técnicas modernas, utilizando eventualmente mucosa oral para ampliação da uretra, Dr. Julio Bissoli possui amplo conhecimento em cirurgia de uretra e atende seus pacientes de maneira humanizada, avaliando suas necessidades, para, então, decidir a melhor abordagem.

Fale conosco pelo WhatsApp, telefone ou e-mail e agende uma consulta particular com o urologista Dr. Julio Bissoli na Clínica Lividi. Contamos com serviço de manobrista terceirizado, ambientes acolhedores e modernos, bem como opção de reembolso.

MAIS DE UROLOGIA