Urologia
Tumores Urológicos (Próstata, rim e bexiga)
Ao se consultarem com um urologista, alguns pacientes se queixam de sangramento ao urinar, apresentando exames com a presença de nódulos renais, alterações no toque retal ou exame de PSA. Todas essas condições, após investigadas, podem se confirmar em casos de tumores urológicos, que podem afetar próstata, rim ou bexiga, necessitando de intervenção cirúrgica.

Em casos de câncer de rim, a cirurgia para retirada do tumor, caso ele seja pequeno, envolve sua remoção com margem de tecido renal normal, preservando, assim, o restante do rim. Já tumores grandes pedem uma abordagem mais radical, com extinção total do órgão. Esse procedimento, feito por via aberta ou laparoscópica, com ou sem tecnologia robótica, depende da análise e indicação do

urologista especialista em tumor urológico

.

Quando o paciente é acometido pelo câncer de bexiga existe a indicação do tratamento endoscópico de bexiga (“raspagem” do tumor) associado ou não a terapias locais suplementares com a vacina do BCG aplicada diretamente na bexiga. Mais raramente pode ser necessário retirá-la totalmente, caso as outras técnicas não surtam o efeito desejado. Já no caso do câncer de próstata, que atinge um a cada quatro homens, o tratamento pode ser radioterápico ou cirúrgico, com remoção da próstata por via aberta, laparoscópica pura ou laparoscópica robótica.
Dr. Julio Bissoli
Graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) com atuação no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo...
Dr. Julio Cesar Campos Bissoli, cirurgião urologista especialista em tumor da Clínica Lividi, realiza esses três tipos de procedimentos com o domínio de técnicas avançadas e pouco invasivas. Com treinamento em cirurgia robótica e laparoscópica, Dr. Julio avalia as necessidades e condições de cada paciente para, então, recomendar esse tipo de intervenção, realizado em ambiente hospitalar.

Marque uma consulta particular com nosso especialista em urologia na Clínica Lividi e seja atendido por um profissional com experiência e conhecimento em técnicas de cirurgia de tumores urológicos. Você pode nos contatar via WhatsApp, e-mail ou telefone e tem, ainda, a possibilidade de solicitar reembolso da consulta.

MAIS DE UROLOGIA