Urologia
Infertilidade Masculina (Varicocele)
É comum que casais, ao não conseguirem ter filhos, iniciem uma investigação sobre as possíveis causas desse problema, que podem estar no homem, na mulher ou em nenhum dos dois. No caso de homens que estão na tentativa de ter filhos há mais de três meses sem sucesso ou foram orientados pelo ginecologista da parceira a procurarem um urologista particular, a varicocele é uma possibilidade que deve ser considerada.

A varicocele é a causa mais comum de infertilidade e caracteriza-se por varizes de escroto, podendo causar dor testicular. Em alguns casos, a varicocele gera infertilidade, porém, se identificada a tempo e tratada de maneira adequada, esse risco é menor. Mais comum na puberdade, no período entre os 15 e 25 anos, essa doença também está ligada ao excesso de peso.

Em geral, a varicocele é diagnosticada com um exame físico na região escrotal, porém o médico

urologista especialista variocele

pode solicitar alguns exames específicos, como um ultrassom escrotal com doppler, por exemplo. Uma vez identificado esse quadro, que pode não apresentar sintomas, o médico urologista prescreve o

tratamento para varicocele

mais indicado.
Dr. Julio Bissoli
Graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) com atuação no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo...
Na Clínica Lividi, Dr. Julio Bissoli trabalha na correção de varicocele com o uso de microscópio e instrumental microcirúrgico para melhorar os resultados e diminuir complicações da técnica, que pode gerar uma ligadura inadvertida da artéria testicular. Entretanto, há casos em que o tratamento não é necessário, pois o paciente não sente dores, não tem atrofia testicular e nem infertilidade.

Agende um horário com o Dr. Julio Bissoli na Clínica Lividi e esclareça dúvidas, obtenha um diagnóstico preciso e o melhor tratamento para varicocele. Atendemos no bairro de Perdizes, São Paulo, com possibilidade de reembolso da consulta particular. Fale conosco pelo WhatsApp, e-mail ou telefone.

MAIS DE UROLOGIA