Urologia
Vasectomia (Controle de natalidade)
A vasectomia é um procedimento mecânico que visa obstruir o transporte dos espermatozóides pelos ductos deferentes. Ela não interfere com hormônios produzidos pelos testículos nem com a potência ou libido do paciente. É realizada com anestesia local no consultório ou sedação em hospital e tem taxas de sucesso muito altas com apenas 1/2000 pacientes apresentando reversão espontânea após o procedimento. Daí a necessidade de realizar um exame controle após a cirurgia (espermograma) para avaliar se o indivíduo ainda possui espermatozóides no liquido ejaculado.

É impossível perceber se alguém já fez ou não o procedimento, visto que o mesmo geralmente não deixa cicatriz visível nem altera o aspecto do esperma.
Vasectomia

Por ser um procedimento que altera a fertilidade masculina, a vasectomia ainda é alvo de muitos tabus. Por isso, é recomendada uma consulta com um médico urologista para que ele explique o funcionamento da esterilização voluntária e tire todas as dúvidas do paciente, que geralmente englobam aspectos como técnica utilizada, recuperação, possíveis efeitos colaterais, vida sexual após a cirurgia, etc.

Indicada para homens que não desejam mais ter filhos, a vasectomia é uma intervenção cirúrgica feita por um urologista em ambiente clínico que dura cerca de 20 minutos. Nesse procedimento, o

médico para vasectomia

corta, no escroto, os canais que conduzem os espermatozoides dos testículos até o pênis, evitando que eles sejam liberados na ejaculação e, consequentemente, fecundem os óvulos.

Bastante simples, a

cirurgia vasectomia São Paulo

não demanda grande tempo de recuperação, porém pode deixar o escroto mais sensível, gerando desconforto ao caminhar ou se sentar, por exemplo. Em geral, dois ou três dias após o procedimento já é possível voltar às atividades normais. Recomenda-se, no entanto, que o paciente mantenha o uso de preservativos cerca de um mês após a vasectomia e realize um espermograma de controle, haja vista que podem restar alguns espermatozoides dentro dos canais, com capacidade de gerar uma gravidez.

Para garantir que a cirurgia de vasectomia seja realizada com sucesso é fundamental contar com o trabalho de um urologista experiente e com conhecimento de vasectomia. O Dr. Julio Bissoli, responsável pela urologia da Clínica Lividi, conta com profissionais para orientar os pacientes sobre esse procedimento e conduzi-lo da melhor maneira.

Dr. Julio Bissoli Urologista

Dr. Caio Vinicius Suartz Urologista

Sergio Andurte Carvalho Duarte Urologista

Os profissionais da Clínica Lividi dominam as técnicas de vasectomia e atuam, inclusive, em sua reversão, caso o paciente assim deseje. Agende já a sua consulta particular com os urologistas da Clínica Lividi, em Perdizes, São Paulo, e desfrute de um atendimento com foco nas suas necessidades, bem como espaços acolhedores e pensados no seu bem-estar. Marque um horário por WhatsApp, telefone ou e-mail.

MAIS DE UROLOGIA