Nódulos vocais: conheça os sintomas

A voz é a expressão vital do ser humano, afinal, é por meio dela que a nossa comunicação basilar é realizada desde os primeiros anos de vida. Não à toa, quando ocorre algum problema nas cordas vocais, é normal sentir-se frustrado com a comunicação no dia a dia, já que em muitos casos experimenta-se rouquidão e desconforto na pronúncia de qualquer palavra.

Em se tratando de cordas vocais, um dos problemas mais comuns são os nódulos: formações originadas por uma inflamação crônica, decorrente do mau uso da voz no ato de falar, cantar, dublar ou imitar, também conhecidas como “calos vocais”.

Geralmente, os nódulos vocais acometem com maior frequência as mulheres e crianças − devido ao tamanho menor da laringe − e, sobretudo, os profissionais que possuem a voz como instrumento de trabalho, tais como cantores, dubladores de filmes e desenhos animados, apresentadores, locutores, leiloeiros, professores e atendentes de telemarketing.

Fique atento!

A rouquidão que perdura por mais de sete dias e não está relacionada a uma gripe ou resfriado pode ser um sintoma de nódulos vocais. O problema pode provocar também alteração ou perda da voz, impossibilitando performances artísticas de canto, recitação e imitação, por exemplo, ou a rotina de trabalho que depende da voz.

Na presença desses sintomas, é fundamental buscar um otorrinolaringologista, a fim de realizar os devidos exames de diagnóstico e iniciar um tratamento caso seja detectado algum nódulo nas cordas vocais.

No consultório médico...

Inicialmente, o paciente com sintomas de nódulos vocais será submetido a uma Laringoestroboscopia. Embora o nome seja difícil, trata-se de um exame bem simples: por meio de um endoscópio rígido introduzido através da cavidade bucal até a garganta, o otorrino conseguirá gravar os movimentos das cordas vocais e extrair imagens de alta definição para encontrar possíveis anormalidades e alterações.

O procedimento é minimamente invasivo, de curta duração e não provoca dor ao paciente. Em alguns casos, porém, o otorrino pode solicitar exames adicionais como a nasofibrolaringoscopia, visando obter um diagnóstico complementar.

Tratamento

Com o diagnóstico de nódulos vocais confirmado, o otorrino poderá indicar de 8 a 10 sessões de fonoterapia vocal e, em casos mais agudos, associar medicamentos específicos. Somente em circunstâncias severas em que a fonoterapia e os medicamentos não apresentam efetividade, indica-se o tratamento cirúrgico para retirada do nódulo. Se você acompanhou este artigo e descobriu que a sua rouquidão e alterações da voz podem ser sintomas de nódulos vocais, entre em contato com a Clínica Lividi e agende sua consulta com um médico otorrino!