Dermatologia
Alopecia Areata
A queda de cabelo decorrente de uma reação autoimune – ou seja, quando o próprio sistema imunológico começa a "atacar" os folículos pilosos - é chamada de

Alopecia Areata

pelos médicos dermatologistas. A doença afeta, em média, 2% da população e está diretamente associada à perda da autoestima e a outros danos psicológicos provocados pela drástica mudança estética – algo que estimula a procura pelo diagnóstico correto e

tratamento da Alopecia Areata em São Paulo

.

O desprendimento dos fios no couro cabeludo não segue um padrão, sendo variável em cada paciente - alguns perdem os fios em pequenas áreas, enquanto outros experimentam uma queda acentuada em grandes extensões ou até mesmo a perda total dos cabelos. Nos homens, é possível ocorrer ainda falhas ou a perda definitiva de pelos da barba.

Embora a alopecia areata seja resultante de um "autoataque" do sistema imunológico, é reconhecido que a predisposição genética é, em grande parte dos casos, um fator decisivo para o surgimento da doença. No entanto, fatores ambientais somados à predisposição genética estão envolvidos no desencadeamento da doença. Dentre eles, podemos citar: infecções, emoções, estresse ou traumas físicos.

De forma geral, a alopecia areata não apresenta sintomas além da perda de cabelo. A maioria dos pacientes afetados, percebem apenas a queda repentina dos fios em regiões circulares ou ovais, em partes isoladas ou múltiplas do couro cabeludo. Nas áreas onde a doença incide, a pele passa a ter um aspecto liso e “brilhante” devido à inatividade dos folículos pilosos.
Dra. Damaris Ortolan
Médica formada pela Faculdade de Medicina da USP. Fez residência médica em Dermatologia e Complementação Especializada em Cosmiatria no Departamento de ...
Na Clínica Lividi, os pacientes podem contar com o melhor atendimento dermatológico durante a realização de exames clínicos e laboratoriais. Se for diagnosticada a alopecia areata, será iniciado um tratamento específico para estimular os folículos pilosos a produzirem novos fios de cabelo ou outras intervenções terapêuticas que sejam capazes de devolver a autoestima ao paciente.

Durante a consulta, o dermatologista considera o histórico genético e patológico do paciente, de modo a garantir diagnósticos precisos e, consequentemente, maiores chances de sucesso no

tratamento da Alopecia Areata SP

, que pode ser realizado por meio de injeções nos locais acometidos ou por meio do uso de medicamentos tópicos.

O atendimento é um diferencial: a Clínica Lividi faz questão de compreender e respeitar os problemas de autoestima provocados pela queda de cabelo, orientando os dermatologistas e demais profissionais na prática de uma abordagem humanista e personalizada desde o primeiro contato do paciente.

Para mais informações, entre em contato com a nossa equipe por meio de mensagem, contato telefônico ou agendando sua consulta particular.

OUTRAS ÁREAS EM DERMATOLOGIA