Ginecologia
Mioma Uterino
Durante a idade fértil feminina - chamada em âmbito ginecológico de menacme - é comum que algumas mulheres apresentem quadros de

mioma uterino

: tumores de natureza benigna que se desenvolvem no tecido muscular liso do útero.

Embora não sejam malignos, os miomas podem provocar alguns sintomas desconfortáveis ao longo do ciclo menstrual - cólicas, aumento do volume abdominal e alterações no fluxo, por exemplo -, além de prejudicar a fertilidade, frustrando as tentativas de gravidez. Por isso, em muitos casos, as mulheres portadoras desses tumores acabam buscando pelo

tratamento do mioma uterino

Para atender as pacientes que estão à procura de um ginecologista (a) especializado, a Clínica Lividi dispõe de uma equipe ginecológica, comandada pela Dr. Mariane Maeda, que conquistou seu título de mestre pela Faculdade de Medicina da USP.
O diagnóstico é feito com base na narração dos sintomas por parte da paciente e exames de ultrassonografia que detectam o número, o volume e a localização dos miomas. Para os quadros em que há consequências dolorosas, funcionais e/ou reprodutivas, o ginecologista da Clínica Lividi indicará um tratamento clínico ou cirúrgico, a depender das particularidades do caso.

Na primeira alternativa, são prescritos medicamentos hormonais e/ou anti-inflamatórios para tratar os sintomas, enquanto na segunda opção são realizados procedimentos para remover os nódulos do músculo uterino, como a miomectomia ou a retirada do útero, chamada de histerectomia. E, por fim, nos casos em que a paciente não sente dores, desconfortos e não tem sua função reprodutiva comprometida, é indicado apenas o acompanhamento com ultrassonografias seriadas.

A Clínica Lividi espera você, que busca pelo diagnóstico e tratamento do mioma uterino, em Perdizes, um bairro de fácil acesso em São Paulo. Disponibilizamos um espaço moderno e aconchegante para que a sua consulta transcorra da forma mais confortável possível e no horário que melhor se adequa à sua rotina.

OUTRAS ÁREAS EM GINECOLOGIA