Ginecologia
Pólipos Uterinos
Algumas mulheres apresentam um crescimento anormal do tecido que reveste internamente o útero. Trata-se de um quadro clínico definido pelos ginecologistas como

pólipos uterinos

, que, embora não provoquem sintomas na maioria dos casos, podem gerar cólicas e sangramentos atípicos no decorrer do ciclo menstrual.

Os pólipos podem acometer tanto a parte de dentro do útero (pólipo endometrial), quanto apenas o colo do útero (pólipo endocervical), surgindo isolados ou múltiplos e em tamanhos variados. Em alguns quadros, a localização e tamanho dos pólipos podem comprometer a fertilidade, dificultando a gravidez e aumentando o risco de abortamento. Por isso, é fundamental que a paciente busque o auxílio de um ginecologista no diagnóstico e, caso necessário, realizar a exérese dos pólipos pela

histeroscopia cirúrgica

- procedimento indicado para eliminar os pólipos e recuperar a saúde ginecológica, incluindo a fertilidade.

Na Clínica Lividi, as pacientes que necessitam confirmar a existência de pólipos uterinos são recebidas por uma equipe de ginecologia conduzida pela Dr. Mariane Maeda - médica ginecologista e obstetra com títulos de especialista e mestre adquiridos pela Faculdade de Medicina da USP, uma das universidades de maior renome no Brasil.
A consulta é realizada de forma tranquila na Clínica, que esclarecerá as dúvidas da paciente e ouvirá todas as queixas e sintomas relacionados à sua saúde ginecológica. Com base nas informações apresentadas e no histórico médico - a incluir doenças pélvicas, medicamentos já utilizados e o número de gestações - serão iniciados os exames clínicos para confirmação do diagnóstico. Em grande parte dos quadros, os exames ginecológicos de rotina e de colposcopia conseguem detectar o pólipo endocervical. Já o pólipo endometrial só pode ser diagnosticado a partir de exames ultrassonográficos associados à histeroscopia diagnóstica.

É consenso na literatura médica que a maioria dos pólipos é benigna, entretanto, há o risco de malignização em uma pequena parcela dos casos - ou seja, tais afecções podem se transformar em tumores cancerígenos em algumas pacientes se não houver um tratamento precoce. Portanto, quando confirmado o risco de malignização ou o comprometimento significativo das funções reprodutivas, a ginecologista da Clínica Lividi indicará a remoção do pólipo por meio da histeroscopia cirúrgica.

Mais informações podem ser solicitadas diretamente com a equipe da Clínica Lividi por e-mail, telefone, WhatsApp ou agendando sua consulta no bairro Perdizes, em São Paulo.

OUTRAS ÁREAS EM GINECOLOGIA