Oftalmologia
Consulta Oftalmológica Infantil
A infância é um momento fundamental no desenvolvimento do sistema ocular de crianças. Tanto que, logo ao nascer, elas são submetidas ao exame do olhinho para diagnosticar possíveis malformações, mas você sabe qual é a hora de levar o seu filho ao médico oftalmologista?

A Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica recomenda que o acompanhamento de crianças seja semestral até os dois anos de idade e, depois, anual até os dez anos.

A visita da criança ao oftalmologista com experiência é fundamental para diagnosticar algumas patologias como a ambliopia, ou seja, quando um dos olhos não tem boa acuidade visual. Estrabismo e erros de refração também são comuns e podem prejudicar o rendimento escolar.

Como o olho fica “adulto” por volta dos sete anos de idade, diagnosticar qualquer patologia precocemente é fundamental para que a criança tenha qualidade de vida e não apresente complicações na vida adulta.

A seguir, explicamos melhor as características de cada problema visual:

  • Estrabismo: quem tem essa condição possui um olho alinhado e outro desviado, o que prejudica a visão em terceira dimensão;
  • Erros de refração: um dos olhos pode ter alteração no grau. Inclusive, por exemplo, um pode ser normal e, o outro, míope;
  • Ambliopia ou olho preguiçoso: são olhos normais anatomicamente, mas que, devido a erros de refração ou estrabismo não diagnosticados nos primeiros anos de vida, não se desenvolvem corretamente;
  • Ptose: essa condição às vezes passa despercebida pelos pais, mas pode comprometer a visão. Trata-se de uma queda da altura palpebral que, em alguns casos, interfere no eixo visual da criança ou provoca astigmatismo.
Dr. Marcelo Mendes Lavezzo Dra. Camilla Duarte Silva

Dr. Marcelo Mendes Lavezzo Oftalmologista formado na Faculdade de Medicina de Botucatu, membro do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) e médico ...

Caso seja necessário fazer uso de óculos infantil, armações com fitas que prendam os óculos na parte posterior da cabeça são ideais para crianças até os dois anos. Crianças mais velhas devem utilizar armações mais resistentes e bem alinhadas ao seu campo visual – recomenda-se que elas troquem de armação a cada seis meses.

A Clínica Lividi possui um ambiente preparado para receber as crianças e seus pais. Nossos oftalmologistas, Drª Camilla Duarte Silva e Dr. Marcelo Mendes Lavezzo, participam do Conselho Brasileiro de Oftalmologia e são membros do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO).

Agende uma

no bairro de Perdizes, com foco no atendimento humanizado e dedicado a cada paciente.

OUTRAS ÁREAS EM OFTALMO