Oftalmologia
Retinopatia diabética
Quando um paciente diabético chega ao consultório queixando-se de embaçamento visual, a primeira doença que deve ser investigada é a retinopatia diabética. Trata-se de um problema complexo e progressivo, que acomete os vasos sanguíneos do olho e gera microaneurismas, que podem se romper ou extravasar sangue, causando hemorragias e infiltração de líquido na retina, causando edema (inchaço), podendo levar a uma perda parcial ou total da visão.

Existem dois tipos de retinopatia diabética: não-proliferativa e proliferativa, podendo estar associada ou não ao edema da mácula (a região mais central da retina). A forma não-proliferativa é a mais comum, podendo causar embaçamento visual, caso haja acometimento da mácula, necessária para a visão de nitidez, detalhes e cores, muito utilizada na leitura.

No caso da forma proliferativa ocorre o surgimento de vasos anormais (neovasos), que podem sangrar (causando a hemorragia vítrea) e contribuir para a ocorrência do descolamento tradicional de retina, levando a problemas potencialmente graves da visão e até cegueira.

Causada pelo diabetes melittus, a retinopatia diabética atinge mais de 75% das pessoas que têm diabetes há mais de 20 anos e, por isso, deve ser avaliada cuidadosamente por um oftalmologista. Na Clínica Lividi, o

Médico Retinopatia Diabética São Paulo

fará o diagnóstico preciso e indicará o melhor tratamento para evitar maiores danos à retina e perda da visão. Fotocoagulação a laser, injeção intravítrea de antiangiogênico e/ou corticóides, bem como a cirurgia vitreorretiniana (vitrectomia posterior) podem ser indicadas como tratamento.
Dr. Marcelo Mendes Lavezzo Dra. Camilla Duarte Silva

Dr. Marcelo Mendes Lavezzo Oftalmologista formado na Faculdade de Medicina de Botucatu, membro do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) e médico ...

A equipe de médicos oftalmologistas para Retinopatia Diabética da Clínica Lividi é coordenada pelos especialistas do Conselho Brasileiro de Oftalmologia e membros do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) Drª. Camilla Duarte Silva e Dr. Marcelo Mendes Lavezzo, também especialista em retina. Ambos trabalham em grandes hospitais e possuem vasta formação em casos de retinopatia diabética.

A Clínica Lividi dispõe de espaços aconchegantes e confortáveis, ideais para os momentos que antecedem a consulta. Entre em contato conosco por e-mail, telefone ou WhatsApp e agende a sua consultar particular, com possibilidade de reembolso, no bairro de Perdizes, em São Paulo.

OUTRAS ÁREAS EM OFTALMO