Oftalmologia
Tonometria
A pressão interna do globo ocular varia de acordo com o humor aquoso, líquido situado entre a íris e a córnea que é produzido e eliminado pelo organismo de forma contínua. Por meio do

exame tonometria São Paulo

mede-se a pressão ocular, que pode variar caso haja um desequilíbrio no mecanismo de produção e eliminação desse líquido, constituído por 98% de água e 2% de sais.

Feita em todas as consultas oftalmológicas na Clínica Lividi, o

exame tonometria SP

é de extrema importância principalmente em pacientes idosos, pessoas com tendência hereditária ao aumento de pressão intraocular, com suspeita de glaucoma. Além disso, a tonometria é essencial no pré e no pós-operatório de cirurgias de catarata, glaucoma, transplante de córnea, vitrectomia, descolamento de retina, entre outras.

Sem necessidade de preparativos, a tonometria pode ser realizada de diversas maneiras e, em alguns casos, é necessário utilizar um colírio anestésico. Uma das maneiras, denominada método da aplanação, mede a força necessária para achatar a córnea com o tonômetro de Goldmann encostado a ela, com o paciente apoiando o queixo e a testa em suportes do aparelho oftalmológico.
Dr. Marcelo Mendes Lavezzo Dra. Camilla Duarte Silva

Dr. Marcelo Mendes Lavezzo Oftalmologista formado na Faculdade de Medicina de Botucatu, membro do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) e médico ...

Há, ainda, a tonometria a ar, mais realizada e feita por meio da propulsão de um jato de ar contra o globo ocular, dispensando anestesia. Em geral, o exame na Clínica em Perdizes dura menos de cinco minutos e é indolor, porém costuma ser um pouco mais difícil em crianças, que em geral têm dificuldade de manter o olhar fixo.

A Clínica Lividi possui oftalmologistas credenciados e com experiência para realizar a tonometria em crianças e adultos. Basta agendar uma consulta particular em Perdizes, São Paulo, por meio de WhatsApp, e-mail ou telefone. Conheça nossas instalações e cuide da saúde dos seus olhos!

OUTRAS ÁREAS EM OFTALMO