Otorrinolaringologia
Microcirurgia de Laringe
A rouquidão crônica é caracterizada pela mudança no tom de voz e desenvolvimento de um timbre mais grave, áspero ou cortante ao falar. Há a presença de dor durante a comunicação verbal, além do cansaço pelo maior esforço despendido durante a fala. Por causar tanto desconforto, os métodos para tratamento definitivo da rouquidão, como a

Microcirurgia de Laringe

, têm sido cada vez mais procurados por homens e mulheres de diversas idades.

Representando um mau funcionamento da laringe - órgão responsável pela passagem de ar entre traqueia e pulmão, além de emissão da voz - a rouquidão pode ser causada por diversos fatores. Nos casos mais comuns, ela ocorre após infecções respiratórias ou pelo esforço repetitivo da voz que acarretam inflamações nas cordas vocais e o tratamento se dá com repouso vocal, anti-inflamatórios e hidratação oral; contudo se a rouquidão permanece por várias semanas, junto com tosse e dificuldade para engolir e respirar, é preciso procurar ajuda médica.

Outros fatores também agravam o quadro da rouquidão, tais como: fumar e beber em excesso; refluxo e tireoide pouco ativa. Há também as chamadas lesões laríngeas, como os pólipos vocais, cistos, leucoplasias e o edema de reinke, as quais podem ser tratadas apenas por meio da

Cirurgia da Laringe

Dra. Milene Massucci Bissoli
Dra. Lorena Lima Almagro Pereira
Dra. João Pedro
Dra. Guilherme Maringo
A Clínica Lividi disponibiliza a Microcirurgia da Laringe, que consiste na inserção de um laringoscópio na garganta para permitir a visualização das cordas vocais. Com o auxílio de pinças, as estruturas são modificadas e a lesão é retirada permanentemente. As disfunções das cordas vocais também podem causar uma fenda na glote, impedindo o fechamento glótico completo. Por isso, na Cirurgia da Laringe a diminuição desta fenda também é um objetivo.

A expertise em cirurgias otorrinolaringológicas é de suma importância para realizar esse tipo de intervenção, portanto a Lividi permite que apenas otorrinos gabaritados façam a cirurgia. O pós-operatório não é muito doloroso, sendo que o risco de sangramento é mínimo, entretanto, o paciente deverá ficar em silêncio absoluto durante alguns dias, a fim de que haja a total recuperação dos tecidos e assim o pleno sucesso da cirurgia.

Entre em contato com a Clínica Lividi e esclareça suas dúvidas sobre a microcirurgia de laringe e como agendar a sua consulta particular.

OUTRAS ÁREAS EM OTORRINO