Dermatologia
Verrugas
Na pele das crianças, não raramente os pais encontram pequenas protuberâncias de textura áspera ou lisa que não causam dor, coceira ou incômodo, embora possam ser numerosas em alguns casos. Tais lesões são chamadas de verrugas e são consideradas proliferações benignas, mas ainda assim podem exigir um

tratamento para verruga

com um dermatologista experiente.

Como as verrugas são causadas pelo papilomavírus humano, também conhecido como HPV, a criança adquire as lesões ao ter contato direto com pessoas e/ou objetos infectados e somente quando possui leves ferimentos na pele, considerando que o vírus necessita de áreas traumatizadas para inocular-se. Um sistema imunológico fragilizado é outro fator que favorece surgimento das verrugas.

O aspecto das lesões é variável conforme o local de inoculação do vírus, portanto, as verrugas podem ser acastanhadas, amareladas, lisas, rugosas, isoladas ou agrupadas. Na maioria das crianças as verrugas manifestam-se nos dedos, cotovelos, ao redor das unhas, partes posteriores dos joelhos ou na planta dos pés. E, mesmo que as lesões não sejam malignas, é importante realizar um tratamento da verruga para evitar que se espalhem para outras áreas do corpo e impedir a disseminação do vírus para outras crianças.
Dra. Damaris Ortolan
Médica formada pela Faculdade de Medicina da USP. Fez residência médica em Dermatologia e Complementação Especializada em Cosmiatria no Departamento de ...
Para atender os pequenos e pequenas acometidos pelas verrugas, a Clínica Lividi dispõe de uma equipe dermatológica que para cada caso realizará um atendimento descontraído para que a sua criança se sinta à vontade desde o início da consulta e não fique inquieta com os procedimentos clínicos essenciais para confirmação do diagnóstico.

Após descobrir o tipo de verruga que a afeta, o (a) dermatologista da Lividi fará a prescrição do melhor tratamento para eliminar as lesões e evitar a sua reincidência. Entre as possibilidades de intervenções terapêuticas estão a remoção por cauterização, crioterapia, curetagem, eletrocirurgia, laser – todos realizados no próprio consultório - e/ou a aplicação tópica de ácidos, que pode ser realizada em casa, de acordo com as recomendações do (a) dermatologista.

É importante ressaltar que a

retirada de verruga

por métodos caseiros é extremamente perigosa para a criança e coloca em risco sua saúde. Por isso, entre em contato com a Clínica Lividi, agende sua consulta e elimine as lesões do pequeno com a máxima segurança possível.

OUTRAS ÁREAS EM DERMATOLOGIA